02 agosto 2011

Um Dia - David Nicholls (2009)


Sim é uma novela, um easy reading e coisa e tal, mas também é divertido, inteligente, agradável. Gostei muito de o ler nestes dias horríveis de verão com o vento a chicotear as minhas pernas com os grãos de areia gigantestecos das praias da Arrábida. É um livro que gruda mas não há necessidade de andar alguém a desvendar mistérios da Opus Dei em perigo de vida. O sentido de humor agradou-me, as referências aos anos oitenta, os clichés, os diferentes modos de se viver a vida. Também teve a sua piada o livro ser sobre o dia 15 de Julho, dia de St. Swithin, que pelos vistos é um género de S. Pedro para os ingleses, e eu ter sentido urgência de o ler em redor desta data e por cá estar um mau tempo dos diabos.

Nos últimos quatro anos, tinha visto um sem-número de quarto assim, semeados por toda a cidade como locais de um crime, quartos onde nunca se estava a mais de dois metros de distância de um álbum de Nina Simone, e, apesar de raramente ter visto duas vezes o mesmo quarto, era-lhe tudo demasiado familiar.(...); havia fotos tiradas com flash de amigas da universidade e da família numa confusão entre os Chagalls e os Vermeers e os Kandinsky, os Che Guevaras e os Woody Allens e os Samuel Becketts. Aqui nada era neutro, tudo traduzia uma lealdade ou opinião. O quarto era um manifesto e, com um suspiro, Dexter reconheceu-a como uma dessas raparigas que usavam "burguês" como termo de insulto. (p. 17)


"O amor romântico é afinal isto, um programa de talentos? Come uma refeição, anda comigo para a cama, apaixona-te por mim e eu prometo-te anos e anos deste entretenimento de primeira?" (p. 156)


Muitas referências a Thomas Hardy e Charles Dickens, que pelos vistos está novamente na berra, tendo em conta o filme Here After que por acaso vi esta semana.
Estive vai não vai para transcrever a passagem de Tess of the d'Urbervilles, de Thomas Hardy, que aparece na página 401 e que dá o mote à história, mas provavelmente revelaria demasiado da essência do livro e atendendo a que alguns dos que passam por cá ainda o poderão ler, perderia parte da piada se assim o fizesse. Em vez disso deixo-vos com a BSO deste livro que ouvi pela primeira vez há 5 minutos atrás.


E já agora o trailer da versão cinematográfica que sai em setembro.