03 abril 2013

Quem matou Palomino Molero? - Mario Vargas Llosa (1986)

Surpreendo-me com o facto de já terem passado dois anos desde que li o "Travessuras da Menina Má". Mas pronto, confirma-se que sou fã do Llosa e planeio ler em "breve" toda a sua obra, começando pelo "Lituma nos Andes" já que me parece ser uma continuação deste. É também uma confirmação que os escritores sul-americanos são muito o meu estilo. Aprecio! - já diria a minha mãe :)
 
Apetece-me rumar para sul, à procura de um Perú que até há pouco não me suscitava interesse, sentar-me num boteco qualquer, protegendo-me de um sol abrasador, beber um refresco e ficar simplesmente a ver o tempo passar.
 
Provavelmente é um lugar comum compará-lo com o Gabriel G. Márquez e, tendo em conta que em adolescente li tudo o que encontrei do colombiano, inevitalmente lembro-me várias vezes dessa época e este livro em particular lembrou-me o "Crónica de uma Morte Anunciada", para mim o mais genial do GGM.
 
"Claro que ando inquieto. Mas eu disfarço, a mim não se me nota. Tu, em contrapartida, tens  uma cara que dá pena. Parece que, cada vez que uma mosca arrota, te cagas nas calças." (P.123)