17 fevereiro 2017

Galveias - José Luís Peixoto (2014)

Encontro um certo mel na escrita do JLP que me adoça a alma. Lembra-me as férias de verão passadas na aldeia e de todo aquele bucolismo. Sinto-me frustrada quando o meu pai, verdadeiro ex-aldeão, diz que não vê o mesmo na escrita do homem e nem sequer gosta do estilo. Xiça! Porque será? 

Comecei a sentir verdadeiramente a nostalgia da "terra" no livro Em teu ventre e fiz questão de ler alguns capítulos na Lapa ("terra" do pai), o que se repetiu com este Galveias, que me fez lembrar pessoas, lugares e histórias que tão bem conheço e das quais sinto saudades todos os dias. É incrível esta paixão por um lugar que na verdade só começou a ser meu por volta dos 13 anos. 

Bem, mas deixando-me de sentimentalismos e focando-me no livro em si, sem ser este mel que o JLP nos passa, escreve de uma forma cativante a lembrar um thriller. Talvez surja uma certa desilusão no fim à falta de uma apoteose extraordinária, mas talvez dependa do ponto de vista. Podemos considerar que a simplicidade dos factos pode ser vista como uma verdadeira epifania e assim o rematar perfeito desta novela.

Termino com um modesto índice que me deu jeito para me ir relembrando dos personagens. 

Janeiro 1984
Cap. 1 - O acontecimento I.
Cap. 2 - Catarino.
Cap. 3 - O velho Justino.
Cap. 4 - Rosa Cabeça.
Cap. 5 - José Cordato.
Cap. 6 - A professora Maria Teresa.
Cap. 7 - Ti Manuel Camilo.

Setembro 1984
Cap. 8 - Joaquim Janeiro.
Cap. 9 - O cão da Barreta.
Cap. 10 - João Paulo.
Cap. 11 - Isabella.
Cap. 12 - Raquel.
Cap. 13 - Maria Assunta.
Cap. 14 - Funesto.
Cap. 15 - O padre Daniel.
Cap. 16 - O acontecimento II.


Sem comentários: