27 abril 2011

Travessuras da Menina Má - Mario Vargas Llosa (2006)

Quando leio pela primeira vez um livro de um determinado escritor sinto muitas vezes dificuldade em apanhar o ritmo certo, entranhar-me no mood da escrita, descobrir o tom apropriado. Sempre que pego num Nobel que não conheço, temo isso. Pois bem, medos à parte, a sensação que tive ao ler pela primeira vez Mario Vargas Llosa foi de uma familiaridade injustificável. Entrosei-me bem no género de escrita, pode-se dizer. Foi fácil de entrar no compasso, mas com isto não pretendo dizer que é uma escrita simples. De uma beleza suave e natural, com uma poesia e musicalidade que associo aos escritores sul-americanos.
É magistral como Llosa nos vai contando a História do Mundo, em particular de acontecimentos relevantes ocorridos ao longo do século XX em Lima, Paris, Londres e Madrid, sobrando ainda espaço para nos apresentar Tóquio no meio das aventuras e desventuras amorosas de Ricardo Somocursio e da sua Menina Má que no final acaba por ser nossa também.
Se no último post disse que não fazia questão de ler mais livros do Luís Miguel Rocha, quanto a Llosa estou com vontade de comprar tudo o que encontrar e devorá-los, tal como em tempos fiz com o Gabriel García Marquez. Sabendo que a 81º edição da Feira do Livro de Lisboa começa amanhã vai ser uma autêntica tentação e temo que traga para casa mais um ou dois livros desta colecção.

O que podemos ler sobre esta obra no site:

5 comentários:

Filipe disse...

hummm só consigo pensar que gostaste tanto deste livro por te identificares com o título...

Unknown disse...

MUITO BOM

Paulo Pires disse...

Olá Tânia
acompanho o teu blogue há já algum tempo, mas tenho estado ausente de Portugal e na viagem de regresso recentemente a minha companhia foi o Vargas Losa e precisamente este livro.
Aprecio essa tua curiosidade e os caminhos da tua sensibilidade em relação aos livros.
Se quiseres, dá uma espreitadela nalgumas coisas em que ando envolvido, que também têm a ver com literatura:
http:/esteoficiodepoeta@blogspot.com
http://grupoexperimentarte.blogspot.com

Paulo Pires

Zaracotrim disse...

Filipe - :P
Pai - obrigada por te teres aventurado no mundo da blogosfera e teres escrito o teu primeiro comentário.
Paulo - obrigada pelo comentário. Registei o url dos sites, já cusquei e faço intenções de seguir.

Anónimo disse...

Muito bom esse livro!